Layout do blog

ALOJAMENTO LOCAL COM QUEBRAS DE RECEITA SUPERIOR A 27 MILHÕES DE EUROS E ALTAS TAXAS DE CANCELAMENTOS



A Associação do Alojamento Local dos Açores realizou um inquérito a todos os proprietários de Alojamento Local dos Açores, em que foram respondidos 405, representando 857 registos de Alojamento (cerca de 30% dos registos totais).

Com realização deste estudo pretendeu-se ter uma visão do panorama do impacto que o Covid-19 está a ter no setor; se algumas medidas implementadas pelo Governo, para a área, estão a ser aproveitadas pelos proprietários; e de possíveis propostas para ultrapassar esta difícil altura.

O estudo identificou quebras de receitas de 70%, o que representa mais 27 Milhões de Euros, e elevadas taxas de cancelamentos nas reservas, havendo proprietários a estimar cancelamentos entre 75% e os 100%.

A grande maioria dos Al’s indicou que consegue manter as suas portas abertas, mesmo não havendo atividade, com os apoios disponibilizados pelo Estado e o complemento da região, ou com outros rendimentos e poupanças. Os restantes manifestaram que terão que fechar definitivamente o seu espaço, praticar arrendamento de longa duração ou mesmo vender a propriedade, encerrando a sua atividade definitivamente.

As respostas também evidenciaram que, aqueles que querem se manter no negócio, acreditam que a atribuição do selo Clean & Safe e das suas orientações de boas práticas, criam confiança no mercado, sendo uma solução recente e reconhecível.

O Alojamento Local, foi desde a sua criação, uma ferramenta não só de criação de valor para as famílias que o gerem, como de dinamização de toda a economia local e regional. 

Nos Açores, foi quem suportou o boom que se seguiu fruto da liberalização do espaço aéreo, uma vez que não haviam camas suficientes para atender a todo o turismo gerado nesta altura. E neste momento representa cerca de 57% do total de camas existentes na Região.

Agora, neste panorama nunca antes ponderado, temos novamente a capacidade de ser flexíveis e de contribuir para a sustentabilidade do mercado de acomodação, com a sua retoma gradual e a sua contribuição para reativar as economias locais, dependentes do turismo em várias vertentes.

Para ter acesso a outras análises e conclusões, consulte o estudo completo. 
(clique aqui)


Por geral ala 22 abr., 2024
Isenção da CEAL nos Açores cumpre pretensões da ALA
Por geral ala 23 jan., 2024
AL nos Açores: nova taxa “oneraria de forma brutal” os empresários
Por geral ala 21 jan., 2024
Alojamento Local é um agente “catalisador do desenvolvimento regional”, afirma o Presidente da ALA, João Pinheiro
Por geral ala 21 jan., 2024
Alojamento local dos Açores quer menos burocracia no setor
Share by: